Por que deixar de cuidar da Saúde Oral não funciona…E o que fazer a respeito.

Você já deve estar cansado de ouvir aquele ditado que diz: “- É melhor prevenir do que remediar”….  Mas,  existe um espaço muito grande entre falar esse ditado e segui-lo como manda o figurino. Mas o que posso dizer é que,  apesar do ditado ser antigo ele é poderoso! Imagina que você pode evitar um problema antes mesmo que ele aconteça. Isso é maravilhoso!!!

Sempre que nós esquecemos desse detalhe podemos nos prejudicar. Observe quando nos planejamos… Quando seguimos o passo a passo de algo que planejamos percebemos que tudo flui melhor…  parece que o universo está conspirando a nosso favor! Eu mesmo, amo quando planejo minhas ações, e sofro na pele quando assim não faço.

Dadas essas reflexões peço que analise a situação:

Você sabe que precisa ir ao dentista mas, ao invés de procurar logo esse profissional você… não vai. E  pensa… “ah !! Estou sem tempo agora, dentista demora muito e não posso perder tempo com isso agora”…  Você procrastina, achando que, adiando não vai precisar procurar e até esquece que precisa se cuidar. Quando lembra do dentista normalmente está sentindo um incômodo tão grande que já não é mais possível controlar nem mesmo com a auto medicação.

Agora perceba que, a hora que você está com dor seu corpo pede um imediatismo que muitas vezes o profissional que você procura não está no consultório, ou então é domingo… pior ainda, é um feriado prolongado, ou até mesmo o dentista não tenha um horário para que você seja atendido. Meu Deus o que fazer? E então fica o remorso pela procrastinação.

Observe que o cenário que relatei acima é o pior possível, no momento em que eu escrevia eu já estava triste.

Agora, o grande desafio é organizarmos o nosso tempo e resolvemos as nossas questões no momento certo. As chances que eu precise passar pela situação acima diminui consideravelmente.

Se você comparar as realidades, entre ir no momento da dor ou em visitas periódicas,  a verdade é que nunca mais vai deixar de procurar o dentista para estas visitas periódicas. O dentista é o profissional mais importante e apto a fazer o planejamento destas suas visitas.

Chegou a hora de me despedir, espero que você tenha gostado do tema, espero que eu tenha te ajudado a fazer um progresso importante em relação a sua saúde oral. Se você gostou deixe um recado no meu blog ou na minha página do facebook, se houver dúvidas ou interesse em outros temas só deixar nos comentários. Terei o maior prazer em responder as suas questões.

Que sua saúde seja sempre prioridade.

Um abraço.

Por Dra. Flavia Broetto

CRO/Es3994

Deixe um comentário